Os movimentos do corpo humano só são possíveis graças ao sistema musculoesquelético, que é a estrutura complexa das partes interligadas, isto é, ele permite a coordenação dos ossos, músculos, tendões e ligamentos.
O nosso corpo humano é formado de 206 ossos e 639 músculos.
Ossos do corpo humano
Os ossos absorvem o cálcio para todas as partes do corpo humano, desta forma, eles armazenam 99% dos minerais presentes. Eles são massas rígidas compostas de tecidos vivos. Em alguns deles se encontra o tutano, uma substância que produz as células vermelhas, as células brancas e as plaquetas.
Entre as funções dos ossos, além da principal delas, de formar o corpo humano, eles servem para proteger os nossos órgãos internos, como por exemplo, o crânio que protege o cérebro, assim como a caixa torácica serve para proteger os pulmões, e assim por diante, em relação aos outros órgãos do corpo humano.
Em algumas partes do corpo humano, dois ossos se encontram, esta ligação entre eles recebe o nome de junta, e graças a ela, isto é, a junta, o indivíduo pode se movimentar. Para completar e possibilitar os movimentos, os ligamentos (grupos de tecidos fibrosos) coordenam esta movimentação, eles estão conectados aos ossos através da cartilagem (tecido elástico). Os ligamentos são os responsáveis pela conexão de um osso ao outro.
Já a cartilagem serve para amortecer e proteger os ossos, enquanto os chamados tendões ligam os ossos aos músculos.
Músculos do corpo humano
Os músculos estão classificados em três tipologias: estriado, liso e cardíaco. Começamos pelo músculo estriado, ele é formado por uma série de camadas de tecidos divididos em grupos de fibras, que estão entrelaçadas e são paralelas entre si. As camadas que formam os músculos estão conectadas ao esqueleto e auxiliam o corpo nos movimentos chamados voluntários.
O músculo chamado liso ou orgânico é uma tipologia que está localizada em diversos órgãos internos do corpo humano, o intestino e a bexiga também estão incluídos nesta lista, assim como as artérias maiores. Esta tipologia de músculo age de forma involuntária, e é controlado pelo sistema nervoso autônomo. As funções do músculo liso são: auxiliar na circulação do sangue e das secreções glandulares, ele faz o movimento usando o trato digestivo e ajuda a regularizar a respiração. Os músculos lisos além disso, contêm células delgadas alongadas paralelas uma das outras, geralmente, elas são agrupadas.
E por fim, a tipologia dos músculos cardíacos, que como o próprio nome sugere, são aqueles que protegem o coração, e o seu trabalho é bombear o sangue. A principal característica do músculo cardíaco é que ele é controlado pelo sistema nervoso autônomo, semelhante aos músculos lisos dos órgãos internos, e eles são estriados, como os músculos do esqueleto.
muito bom os esclarecimentos.pois tive uma lesão no ligamento anterior esquerdo a 12 anos e hoje tenho problema com os musculos da coxa esquerda. estas informaçoês me ajudarão
obrigado,