O câncer é um tipo de doença que possui inúmeras variedades podendo atingir diferentes partes do corpo. Atualmente já existe mais tecnologia e conhecimento para tratar esse tipo de doença, mas ainda assim as pessoas ficam muito alarmadas com esse diagnóstico. Vamos falar sobre os tipos de câncer mais comuns e como elas agem no corpo.
Os Principais Tipos de Câncer
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) os tipos de câncer mais comuns são os de mama, pulmão, fígado, estômago e colo-retal. Juntos esses tipos de câncer representam quase metade dos casos novos da doença no mundo por ano.
O Que é o Câncer
O câncer pode se manifestar em qualquer parte do corpo e se caracteriza pela mutação das células. Basicamente nos casos da doença uma célula sofre mutações e assim começa a se dividir sem controle. As células que se encontram doentes acabam induzindo a formação de novos vasos sanguíneos para que possam se alimentar. Quando as células chegam à fase que é chamada de metástase utilizam os caminhos que foram abertos para se espalharem por todo o corpo.
Letalidade do Câncer
Certamente um diagnóstico de câncer, qualquer que seja o tipo, assusta as pessoas. Porém, é importante compreender que a letalidade (capacidade de matar) da doença depende de diversos fatores. As características do câncer em questão ajudam a determinar o quão letal ele pode ser.
A rapidez com que o câncer cresce e faz a invasão dos tecidos e órgãos é um dos fatores que determinam a sua gravidade. Existe também o fator organismo, ou seja, a capacidade que cada indivíduo tem para reagir e combater a doença. Quando existe algum tratamento realmente eficaz se tem mais chances de superar o câncer. Por exemplo, o câncer de testículo é um exemplo de câncer que possui uma alta taxa de cura, cerca de 95% dos pacientes.
Pesquisas Para a Cura do Câncer
Os especialistas tem se dedicado a pesquisas de novos tratamentos e possibilidades de cura total do câncer. Uma das linhas de pesquisa que tem recebido mais crédito é aquela que aposta em cortar o suprimento de sangue do câncer de forma a causar a morte das células doentes devido a falta de alimentos.
Tem ainda outra corrente de pesquisa que pensa em estimular o sistema imunológico do paciente de forma que o mesmo contribua para o reconhecimento das células do câncer buscando assim eliminá-las.
Câncer – Um Inimigo Oculto
Uma das principais dificuldades para que as pessoas tenham diagnósticos de câncer com mais antecedência é o fato de que em muitas situações trata-se de um inimigo silencioso. Enquanto se mantém escondido no organismo as células da doença podem se espalhar por todo o corpo.
Câncer de Pulmão – O Mais Perigoso
O câncer de pulmão é o que mais mata no mundo todo com cerca de 1,2 milhão de novos casos por ano. Um dos agravantes desse tipo de câncer é que na maioria dos casos ele vem acompanhado de outras doenças (ligadas ao tabagismo) como enfisema, por exemplo. O enfisema reduz a capacidade do pulmão o que torna mais difícil fazer uma cirurgia (procedimento que é recomendado para os casos de câncer de pulmão).
Dentre os sintomas do câncer de pulmão estão tosse, dores no tórax, escarro com sangue, inflamação dos brônquios e falta de ar. Vale lembrar que 90% dos casos desse câncer são causados pelo cigarro, um vício que faz parte da vida de pelo menos um terço da população de adultos do mundo.
Câncer de Mama – Um Problema no Brasil
No Brasil o câncer de mama é o maior responsável pela morte de mulheres. Em todo o mundo surgem cerca de 1 milhão de novos casos todos os anos. Durante as décadas de 60 e 70 observou-se que a incidência da doença aumentou pelo menos dez vezes. Porém, em paralelo com as campanhas de prevenção foi possível reduzir a letalidade da doença.
Nos casos de câncer de mama é necessário que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível. O auto-exame bem como os exames clínicos anuais e as mamografias ajudam a diminuir os casos de mortes causadas pela doença. O fator hereditário é o único conhecido como uma causa da doença, nos demais casos não se sabe o que desencadeia esse câncer.
Colo-Retal – Doença Com Sintomas Tardios
O câncer colo-retal é o que atinge a região do intestino grosso e do reto, trata-se do terceiro com mais incidência no mundo com cerca e 940 mil casos novos todo ano. Para se ter uma ideia nos Estados Unidos esse é o segundo câncer que mais mata ficando atrás somente do câncer de pulmão.
Dentre os sintomas da doença estão prisão de ventre, diarreia, prisão de ventre, gases, náuseas, perda de peso, dores abdominais entre outros. As causas para o câncer colo-retal podem ser dietas com um elevado teor de gordura, obesidade, consumo excessivo de carne e sedentarismo. Um dos fatores que tornam esse câncer bastante letal é o fato de que os sintomas aparecem geralmente tardiamente.
Estômago – Uma Dieta de Risco
O câncer de estômago aparece em quarto lugar na lista dos tipos de câncer com maior incidência no mundo, porém, é o segundo que mais mata. Todo ano surgem cerca de 870 mil casos novos. Assim como o câncer colo-retal o câncer de estômago possui sintomas que nem sempre são observados como sintomas desse tipo de doença.
Dentre os sintomas estão perda de apetite, dores abdominais, fadiga, vômitos entre outros. Em muitos casos a doença acaba se desenvolvendo sem que seja percebida e assim chega a um estágio avançado. O principal fator de risco para o aparecimento desse câncer é a dieta rica em alimentos conservados no sal ou defumados. Nos países mais pobres esse câncer é mais incidente.
Câncer de Fígado – Evolução Rápida
No quinto lugar na lista dos tipos de câncer que mais acontecem no mundo o câncer de fígado é o terceiro a matar mais. Em média surgem novos 560 mil casos todos os anos e pode estar associado ao alcoolismo bem como a hepatite B e C. Também é possível que a doença esteja associada ao consumo de grãos que foram mal armazenados dentre os quais surgem fungos que produzem doenças que causam câncer. Dentre os principais sintomas estão dores, náuseas, perda de apetite, pele amarelada entre outras.