Independente da classe social ou idade, qualquer um pode pegar dengue. A picada do mosquito Aedes Aegypti pode levar a óbito caso não seja tratada rapidamente. Normalmente o mosquito é originado em países tropicais. Esta é uma das doenças que mais causa incidências no país. Até 2014 os cientistas prometem uma vacina que combata o vírus.
Definição de Dengue
A dengue é uma doença causada pelo famoso mosquito Aedes aegypti. Cientificamente hádois tipos: clássica ou hemorrágica. A primeira é mais leve, a segunda é fatal. Vale ressaltar que a incidência de picada causa maior chance de contrair o vírus com mais intensidade. Contudo, a primeira vítima pode também encontrar uma situação clínica preocupante. Esta é a doença que mais causa incidência no país. A maioria dos casos de dengue acontece em regiões tropicais e subtropicais que não possuem medicina preventiva qualitativa. Os ovos do mosquito se proliferem principalmente logo após as rápidas chuvas ácidas de verão. Existem cinco níveis de dengue, quatro considerados clássicos e o último hemorrágico.
Mosquito Aedes Aegypti
Pertencente à classe dos Culicidae (transmissores também de Febre Amarela), natural da África, o Aedes Aegypti está presente em grande parte das regiões tropicais do planeta, sendo o Brasil um dos principais afetados. Ele está extremamente adaptado à convivência humana.
O mosquito nasce nas águas limpas e paradas, normalmente localizadas em pneus ou vasos de flores. A fêmea adulta coloca os ovos no líquido gerando diversos filhotes, com o aumento de imersão na água as larvas se desenvolvem mais rapidamente. Depois de 12 dias eles já são considerados transmissores de altíssima periculosidade.
O mosquito chegou à América via navios que faziam o roteiro entre África e Brasil nos primórdios da colonização. Na metade do século passado existia quase 100% de erradicação do inseto, contudo, países vizinhos não agregaram sucesso no combate.
Justamente por isso ele voltou com tudo na década de 1980 às terras brasileiras, e até então continua assombrado milhares de brasileiros que ficam suscetíveis ao vírus, mesmo tomando todos os tipos de prevenção. Afinal, ninguém sabe ao certo como está a prevenção de nossos vizinhos de rua, bairro, cidade ou país.
Sintomas da Dengue em Crianças
Os pais devem sempre estar atentos aos principais sintomas causados em crianças uma vez que as mesmas possuem organismo mais fraco e podem sofrer forte revés com a contaminação. Principalmente quando são menores de dois anos.
Normalmente a manifestação acontece com choros intermináveis, constante falta de respiração, falta de apetite, constante sonolência, apatia explícita, vômitos e diarreias.
Sintomas da Dengue em geral
De uma forma geral, existem alguns sintomas que ocorrem previamente com todos que agregam a doença:
- – Dores de cabeça fortes e constantes junto com náuseas que geram vômitos.
- – Febre alta. Normalmente com longa duração, mais ou menos sete dias seguidos de fervura em corpo todo.
- – Prostração, artralgias e mialgias, geradoras ou não de hemorragias localizadas na boca, nariz ou urina.
- -Manifestações críticas no sistema nervoso, causando: demência momentânea, delírio, coma, sonolência, amnésia.
- – Síndrome de Reye e Síndrome de Guillain-Barré.
- – Dores nas costas.
- – Dores atrás dos olhos.
- – Manchas vermelhas por todo corpo.
* Vale ressaltar que os sintomas vão e voltam constantemente. Podem ocorrer um ou mais níveis no mesmo prognóstico. Justamente por isso que ocorrendo qualquer vestígio da doença uma visita ao médico é expressamente recomendada.
Vacina Contra a Dengue
Brasil e Europa estão empenhados firmemente em buscar uma vacina contra dengue. Na Universidade do Ceará acontecem estudos empíricos sobre uma fórmula composta por origem vegetal.
Já o laboratório francês Sanofi Pasteur almeja conseguir o antídoto preventivo até 2014, ano de Copa do Mundo em um país que sofre constantemente com a dengue.
Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), só em 2010 o mosquito matou 1.167 pessoas em toda América Latina.
Fonte: Dengue. Manual de Enfermagem – Adulto e Criança. Brasília, DF. Cartilha oficial
do Ministério da Saúde. 2008.
A SABRINA É UM SAPO
muito bom tirei dez no trabalho de ciencias
hum…legalzinho nao tem tudo que presizo mas vai me serve de alguma coisa..
hahaha lelek lek lek!!!!
Não Tem Td que eu preciso mais da pro gastooo Vo adorar copiar que eu preciso com o proposito grande de levat DEZ 10 U.u
Mais eu vo copiar e levar por acaso esta certo acabei de ver na minhas materias
gostei muito desse resumo pois incentiva as pessoas que o mosquito da dengue é perigoso
e bom para o meu trabalho de geografia