Inflamação Nos Ossos
Osteomielite é o nome dado para a inflamação dos ossos, provocada por pelo menos 3 fatores: infecções, bactérias e fungos. A inflamação pode iniciar-se em um local e espalhar para outros ou se manter no mesmo lugar, ela poderá comprometer a medula, a parte cortical, o periósteo e a parte esponjosa.
Os ossos que normalmente acabam sofrendo com inflamações são os longos dos membros e da coluna vertebral, e na maioria das vezes são acometidos por bactérias e menores são os casos, provocados pelos fungos.
As crianças, sofrem com a inflamação óssea, que acontece através da circulação do sangue, e acabam provocando febre e até mesmo dores nos ossos, depois de alguns dias da infecção instalada. Em alguns casos, o osso inflamado incha e movimentá-lo passa a ser muito difícil e muito doloroso.
Quando as infecções atingem as vértebras, o processo de instalação da doença é gradual, e o paciente vai sentindo dores nas costas, que ficam cada vez mais insistentes e em um certo ponto, um simples toque representa uma dor fortíssima.
Quando as infecções dos ossos são consequências de infecções dos tecidos moles adjacentes, o paciente fica com muita dor e inchaço localizado em cima do osso doente, neste caso, algumas pessoas apresentam a formação de abcessos nos tecidos que estão em volta. Se trata de uma infecção que nem sempre causa febre.
As Principais Causas Das Infecções Nos Ossos
As vias de entrada de infecção dos ossos são: a circulação sanguínea, a invasão direta e aquela através das infecções dos tecidos moles adjacentes. A circulação do sangue pode levar a infecção até os ossos partindo de uma outra parte do corpo. Na maioria dos casos, ela se concentra nas partes extremas dos ossos do braço e da perna e na coluna vertebral das crianças.
Diagnóstico De Infecções Nos Ossos
São usados exames como radiografias, cintilografia óssea, tomografia axial computadorizada e ressonância magnética. Os médicos tentam diagnosticar a infecção dos ossos e também da bactéria que foi responsável pelo problema. Em casos de infecção das vértebras, é feito uma análise das amostras do tecido ósseo, elas são retiradas com uma agulha em uma pequena cirurgia.
Tanto para crianças como para adultos, os médicos costumam recomendar para o tratamento da infecção óssea, os antibióticos.
Em alguns casos, não é possível identificar a bactéria que provocou a doença, mesmo assim, são usados os antibióticos, por via oral ou via endovenosa, o tratamento dura de 4 a 6 semanas, depende do estado de saúde do paciente, que pode chegar a meses.
A cirurgia nunca é sugerida quando a infecção nos ossos está em fase inicial, neste caso, a intervenção cirúrgica é somente para drenar os abcessos formados sobre os ossos infeccionados.
minhas mae esta sofrendo com esse problemaa
minha mae tambem esta sofrendo com essa imflamaçao porque sera que da isso nas pessoas?
ue estou com essa baquiteria no dedo,fiz uma pequena sirugia, sera que posso core o risco de ficar com o dedo torto ou de n sumir.
Minha mãe ta sintindo dores nos ossos dá perna que vai desendo para os pés,dores nos braços,nuca to desesperado ela Nao quer ir pro ospital porque ta duendo muito favor oque faco favor oque eu faço ??????????? Oque minha mãe tem que sintomas sao esses ???
minha mãe também..,,ela sentre muitas dores nem consegue mexer as mãos…
Ola Taylane eu trabalho com toque quantico que é uma técnica de cura pela energia, comprovada cientificamente , eaprovada como medicina alternativa . Caso ainda esteja com este problema pode me procurar. É fantatico a recuperaçao.
debora2009@uol.com.br
[…] Essa matéria foi originalmente publicada pelo site Dicas de Saúde […]
Tenho dor nos ossos des de criança…
Minha mãe me levava no médico mas eles sempre falaram que era faze de crescimento e iria passar um certo tempo. Mas a dor só diminuiu, mas depois de tempo voltou bem forte.