O Que é Carcinoma de Células Renais?
O chamado carcinoma de células renais é um tipo de câncer em que as células cancerosas estão localizadas no revestimento de tubos bem pequenos, túbulos, que ficam nos rins. Esse é o câncer renal mais comum de aparecer em adultos e tem como principais acometidos homens que estão na faixa etária entre 50 e 70 anos de idade.
Os especialistas ainda não sabem qual é a causa exata do problema, contudo, alguns fatores de risco são conhecidos como estar fazendo tratamento de diálise, casos na família, genética, problema de rim em ferradura, ser hipertenso, tabagismo e ser portador da Síndrome de Von Hippel-Lindau (uma doença pouco conhecida que age sobre os capilares do cérebro, olhos e outras partes do corpo).
Sintomas do Carcinoma de Células Renais
Dentre os sintomas que essa doença apresenta estão dores abdominais, dores nas costas, presença de sangue na urina, dores nos flancos, perda de peso sem explicação, varicocele (um tipo de dilatação das veias que ficam no entorno do testículo) e inchaço ou dilatação do abdome.
Alguns outros sintomas, embora menos comuns, também podem aparecer em casos de carcinoma de células renais e são intensa dificuldade para suportar o frio, constipação, palidez, problemas de visão e em mulheres particularmente o crescimento desenfreado de pelos.
Câncer Que se Espalha
Nos casos mais graves de carcinoma de células renais os dois rins do paciente estão envolvidos e com isso o câncer acaba se espalhando com mais rapidez. A doença pode se espalhar com mais facilidade para outros órgãos como o pulmão. Geralmente em dois terços dos pacientes que são diagnosticados com essa doença o câncer já se espalhou (metástase) quando o problema é detectado.
Como Fazer o Diagnóstico da Doença
Um dos exames mais relevantes para detectar a doença é o do abdome em que o médico pode detectar a presença de uma massa. Também é possível saber que existe algum problema quando se percebe a dilatação de algum órgão especialmente fígado ou rim. A varicocele em homens deve ser encarada como um alerta particularmente quando se concentra somente no lado direito.
Dentre os exames que o médico pode utilizar para fazer o diagnóstico estão Tomografia computadorizada abdominal, Hemograma completo, Arteriografia renal, Exames de função hepática entre outros. No caso de que o câncer já esteja em metástase (espalhado) alguns outros exames podem ajudar como Radiografia de tórax, Tomografia por emissão de pósitrons (PET) entre outros.
Tratamento do Carcinoma de Células Renais
A indicação para o tratamento do problema é a remoção cirúrgica do rim como um todo ou somente uma parte dele (nefrectomia). Essa remoção pode incluir fazer a remoção da bexiga ou dos tecidos ou linfonodos que ficam ao redor. Existem casos de pacientes em que a cirurgia para fazer a remoção de um pequeno número de tumores que se espalharam pode ter utilidade.
Radioterapia
Um dos problemas para fazer o tratamento dessa doença é que em geral a radioterapia não funciona no carcinoma de células renais. Devido a isso esse tipo de tratamento quase não é usado. Realizar alguns tratamentos hormonais pode ajudar a diminuir o crescimento do tumor em alguns pacientes.
Quimioterapia
A quimioterapia é outro tipo de tratamento que não se mostra muito eficiente no tratamento dessa doença. Existe a droga chamada de interleucina-2 (IL-2) que pode ser usada para fazer com que o sistema imune do próprio paciente elimine as células do câncer do organismo, entretanto, se trata de uma substância bastante tóxica.
Existem outras drogas quimioterápicas que podem ser utilizadas, contudo, os pacientes geralmente não sobrevivem por muito tempo após a doença se espalhar para fora do rim. Atualmente, se tem feito tratamentos desse câncer com drogas como sunitinib, sorafenib e temsirolimus.
Também está sendo utilizada uma droga biológica conhecida como bevacizumab. Contudo não se obtém a cura com esse tipo de tratamento, a cura somente se dá se todo o câncer for removido na cirurgia.
Prognóstico – Evolução do Carcinoma de Células Renais
Tudo depende do tamanho desse câncer bem como da resposta que o paciente está dando ao tratamento. Nos casos em que o tumor está nos seus primeiros estágios e não se espalhou para fora do rim a taxa de sobrevivência é maior. Nos casos em que o tumor atingiu os linfonodos ou outros órgãos a taxa de sobrevivência é bem menor.
Algumas complicações que podem advir do Carcinoma de Células Renais são hipertensão (pressão arterial alta), quantidade elevada de glóbulos vermelhos, metástase, nível elevado de cálcio, problemas na função hepática. Se perceber que tem sangue na sua urina procure um médico com urgência, na presença de outros sintomas dessa doença também busque ajuda médica.
Prevenção
Uma das principais formas de prevenir essa doença bem como outros problemas de saúde é parar de fumar. Além disso, fique atento e siga todas as recomendações do seu médico em caso de distúrbios renais em especial aqueles que exigem realizar diálise.
Tipos de Tumores Renais
Ao todo existem cinco tipos de tumores renais, conheça mais sobre cada um abaixo.
Carcinoma Renal de Células Claras (Representa cerca de 70 a 90% dos casos)
Esse tumor pode ser chamado também de RCC (Renal Cell Carcinoma) e tem como origem provável o tubo contorcido proximal. O tubo em questão infiltra impurezas no sangue. Uma característica desse tipo de tumor é que ele dificilmente acontece simultaneamente em dois rins.
Carcinoma Papilar (Representa cerca de 10 a 15% dos casos)
Trata-se do segundo tipo de tumor mais comum nos rins e se caracteriza por ser pequeno e dificilmente palpável. Pode causar a obstrução da urina ou das vias urinárias o que acarreta em muita dor.
Carcinoma Renal Cromófobo (Representa cerca de 4 a 5% dos casos)
O nome desse tumor vem do fato de que essas células cancerígenas dificilmente aparecem nos exames porque não tem cor. Para identificar essas células é necessário utilizar corantes de cor roxa ou azul escuro.
Ductos Coletores (Representa cerca de 1% dos casos)
Esse é um tipo raro de tumor que tem sua origem nas estruturas do rim que recebe o nome de Tubo de Bellini.
Sarcomatóides (Representa cerca de 1% dos casos)
Outro tumor que é raro, entretanto, é bastante agressivo e se parece bastante com o Carcinoma Renal de Células Claras.