O nascimento dos primeiros dentinhos é uma situação bastante incômoda, pois deixa a criança chorosa e irritada por causa do desconforto. Os principais sintomas do aparecimento dos primeiros dentinhos incluem dores, inflamação, sensibilidade, rosto quente e vermelho e salivação excessiva.
Geralmente o aparecimento se dá aos 6 meses de idade (os incisivos centrais inferiores, depois os incisivos centrais superiores, e os incisivos laterais inferiores). Apenas com 1 ano e meio surgem os incisivos laterais superiores, e com isso a erupção dos dentes mais posteriores como os primeiros molares, os caninos e os segundos molares se inicia, mas caso não apareçam, um atraso de até 8 meses é considerado normal. Com 3 anos, uma criança já possui todos os dentes de leite, ao todo, são 10 na parte superior e 10 na inferior.
São raros os casos de bebês que já nascem com dentes, e isso não significa que várias fazes da vida foram adiantadas, nesses casos, os dentes são nomeados como “natais” (os que aparecem nas primeiras semanas de vida são chamados de “neonatais”). Os dentes “natais” podem machucar tanto a mão, quanto o bebê, e normalmente são incisivos inferiores (pode machucar a língua do bebê e o seio da mamãe durante o aleitamento).
Dicas Importantes
- Caprichar na higiene bucal do bebê, cuidado precoce garante um sorriso saudável no futuro;
- Nunca tente retirar o dente do bebê em casa e sem orientação;
- Nunca esfregue as gengivas com álcool;
- Para casos de irritação forte, consulte um médico para receitar analgésicos e antitérmicos;
- Tirar o foco da dor, distraindo com brincadeiras;
- É normal que a criança sinta menos fome por causa da dor, por isso recomenda-se investir numa alimentação pastosa e fria;
- Para aliviar a coceira, ofereça mordedores que massageiam a gengiva para o bebê;
- Massagear a gengiva do bebê com o dedo indicador sempre com a mão limpa (pediatras explicam que é importante envolver o dedo em uma gaze embebida em soro fisiológico gelado, para potencializar o alívio);
- Nos primeiros meses de vida, é recomendável fazer uma limpeza da gengiva, bochecha e língua com gaze embebida em água filtrada pelo menos três vezes ao dia;
- Aumentar a consistência dos alimentos aos 6 meses, para massagear a gengiva e estimular a mastigação e;
- Com a erupção do primeiro dente, é recomendável utilizar uma escova pequena, macia e com cerdas arredondadas.
Os primeiros sinais de que o dente está nascendo são coceira na gengiva, gengiva esbranquiçada e aumento da salivação, e todos esses sinais fazem com que o sono do bebê fique mais agitado. Essa fase requer maior cuidado das mães, pois para aliviar a coceira, o bebê começa a colocar objetos na boca, e isso transporta sujeiras para o organismo da criança, podendo ocasionar febres repentinas, vômitos e até diarreias.
Os dentes de leite são importantíssimos para o posicionamento e a fixação correta da dentição permanente, além de auxiliar na mastigação e até no desenvolvimento da fala, por isso os cuidados devem começar com o aparecimento dos primeiros dentes.
Produtos que Aliviam a Dor
Mordedor
Com o nascimento dos primeiros dentes, os bebês sentem necessidade de morder mais, para rasgar a gengiva, por isso, é preciso providenciar mordedores feitos especialmente para a fase, que são encontrados em diferentes cores e tamanhos. Guardar os mordedores higienizados na geladeira fazem toda a diferença, pois a temperatura baixa ajuda a anestesiar as dores.
Gel anestésico
Se a dor é muito forte, recomenda-se o uso de géis anestésicos próprios, que servem para massagens.
Dedeiras de silicone
As dedeiras de silicone são usadas para higienizar as gengivas após a amamentação enquanto os dentes ainda não nasceram, mas também funcionam como ótimos massageadores quando o bebê reclama das dores ocasionadas pelo nascimento dos dentes, e como auxiliar na aplicação do gel anestésico.
Dúvidas Frequentes
Sobre o nascimento dos dentes:
No segundo trimestre de gestação os chamados primórdios dos dentes começam a se formar dentro da gengiva do bebê, e no nascimento já existem todas as raízes, e no quarto mês de vida os dentes estão cobertos pelo esmalte dentário. Na maioria dos bebês, os dentes aparecem entre o sexto e oitavo mês. Ordem de nascimento dos dentes: Incisivos centrais inferiores (centrais na gengiva de baixo); Incisivos centrais superiores (centrais de cima); Quatro dentes superiores (laterais); Incisivos laterais inferiores, Molares (fundo da boca); Caninos (pontudos que ficam entre os dentes da frente) e; Segundos molares (após dois anos). Com três anos, a criança deve possuir em média, 20 dentes de leite.
Sobre crianças que já nascem com dentes:
É uma raridade, mas um bebê pode já nascer com um dente, e acontece na proporção de um para cada duas mil crianças. Geralmente são dentes extranumerários (existem todos os dentes e mais um). Normalmente dentes extras são removidos, pois podem ir parar no pulmão acidentalmente, já no caso de não se tratar de um dente extra (dente de leite), apenas um dentista especializado pode decidir sobre a retirada.
Sobre excesso de saliva:
Independente do aparecimento dos dentes, todas as crianças babam excessivamente por volta do quarto mês, pois nessa fase existe um grande aumento na produção salivar, muitas até passam a engasgar com frequência.
Sobre a demora no aparecimento dos dentes:
Geralmente os primeiros dentes nascem por volta dos seis meses, mas entre um mês de idade até um ano e meio considera-se um período normal para o aparecimento.
Sobre os sintomas:
A maioria dos médicos não relaciona febre, resfriados ou diarreia como sintomas do nascimento dos dentes, algumas crianças apresentam apenas sintomas leves, como diarreia e assaduras frequentes. Em outras é possível notar a queda de resistência, e assim mais suscetíveis a resfriados e febres. Por incrível que pareça, puxar a orelhinha (ou introduzir o dedo no ouvido) pode ser um sinal de que os dentes estão surgindo, pois a dor se reflete na região.
Sobre os cuidados com os dentes de leite:
Com o surgimento dos dentinhos, a higiene necessita ser uma constante, com o uso de uma escovinha – de preferência pequena e macia – e água. Não é necessário o uso de creme dental, a escovação é suficiente para manter os dentes limpos, mas tem que ser obrigatória após todas as refeições.
por Lucila Helena Farias