O termo estresse vem da física e serve para designar a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais. Estresse é conceituado como a soma das respostas físicas e mentais causadas por estímulos externos que permitem a superação de algumas exigências do meio ambiente, e do desgaste físico e mental. Pode ser causado pela ansiedade, pela depressão, estilo de vida, ambiente e angústias. Aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro ou coração, aumenta também a energia, mas a diminui se for constante, prejudicando a saúde.
Quando os sintomas de estresse persistem, podem ocorrer sentimentos ligados à ansiedade e depressão, pois os mecanismos de defesa passam a não responder, aumentando assim a possibilidade de desenvolvimento das doenças cardíacas.
Tipos de Acontecimentos Estressantes
- Biográficos e críticos: Exigem reestruturação de algumas situações, e provocam reações afetivas e emocionais longas (casamento / nascimento / morte / acidente).
- Traumáticos: São biográficos e críticos com mais intensidade e que impedem a plena adaptação (trauma).
- Cotidianos: Desgastantes e rotineiros, que transformam os fatos em dor, frustração e perda (peso / aparência / pessoas queridas doentes / aborrecimentos / preocupações).
- Crônicos: Situações repetidas que se estendem além do normal (excesso de responsabilidades / desemprego / burocracias).
O termo “estressor” indica um acontecimento que exige adaptações.
Alguns Exemplos de Estressores:
- Desprezo ou desilusão amorosa;
- Mágoa;
- Luz constante e forte;
- Muito barulho / Som alto;
- Eventos marcantes (nascimento / morte / guerra / reunião / casamento / divórcio / mudança / doença crônica / desemprego / perca de memória);
- Excesso de responsabilidades;
- Dívidas e falta de dinheiro;
- Intimidação, assédio ou bullying;
- Prazos curtos;
- Conflitos;
- Fumo;
- Alcoolismo;
- Insônia e;
- Abuso sexual na infância.
- Alguns sintomas do estresse:
- Dor de cabeça;
- Tensão muscular;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Respiração acelerada;
- Pigarro;
- Suor excessivo;
- Tremor;
- Tontura;
- Intestino solto (diarreia);
- Vontade de urinar frequente;
- Sensação de ressecamento bucal;
- Dificuldade para engolir alimentos;
- Pouca concentração;
- Cansaço/Fadiga;
- Insônia e;
- Ausência de desejo sexual.
Medicamentos que Podem Provocar Estresse ou Piorar os Sintomas:
- Medicamentos para tratar asma (inalados);
- Medicamentos para tratar tireoide;
- Medicamentos dietéticos e;
- Medicamentos para tratar resfriado.
Poucas pessoas sabem, mas cafeína, cocaína, álcool e cigarro também provocam ou pioram os sintomas de estresse (e ansiedade).
Outros Problemas que Podem Acompanhar ou Estão Interligados com o Estresse:
- Distúrbio de ansiedade;
- Transtorno obscessivocompulsivo;
- Síndrome do pânico e;
- Transtorno por estresse pós-traumático.
Sintomas Corporais
Os sintomas relacionados ao estresse variam de pessoa pra pessoa, devido a vulnerabilidade psicológica (estrutura psíquica de cada indivíduo). O estresse é considerando um assassino silencioso, e os cientistas afirmam que as pessoas adoecem mais quando estão estressadas, mas não é uma doença, é um estado, numa situação estressante o corpo sofre reações químicas, por isso que excessivamente pode prejudicar o organismo.
O Corpo e o Estresse
- Cérebro: O cérebro produz substâncias que são responsáveis pela sensação de bem-estar que promovem o relaxamento, e com o estresse o cérebro acaba diminuindo a produção.
- Coração: Os batimentos cardíacos acelerados provocam uma alta de pressão arterial, e repetidamente durante muito tempo, acaba sobrecarregando o músculo cardíaco.
- Pulmões: A tensão acelera a respiração, e para quem sofre de asma por exemplo, pode desencadear crises.
- Pele: Sob estresse, os vasos sanguíneos se contraem e são menos irrigados, por isso, quando o estresse é constante, o envelhecimento é mais rápido.
- Estômago: O cérebro ordena a produção dos ácidos gástricos, e com isso o excesso de acidez provoca úlceras e gastrite.
- Órgãos sexuais: Nas mulheres, o estresse diminui os níveis de progesterona, causando a queda da libido e distúrbios que causam cólicas fortes durante o período menstrual, já nos homens, os efeitos prejudicam o desempenho sexual.
- Articulações: O estresse provoca crises nos que sofrem com a artrite e o reumatismo.
Perigos do Estresse:
- Sensação de pânico + tontura + falta de ar / respiração acelerada + batimentos cardíacos acelerados;
- Sensação de impotência para realizar tarefas simples;
- Ter medos incontroláveis e;
- Ter lembranças constantes de um acontecimento desagradável e traumático.
As Fases do Estresse:
A fase aguda
Fase em que os estímulos estressores começam a agir, onde o cérebro e hormônios reagem rapidamente, mas que apesar dos efeitos serem percebidos, geralmente ocorre a incapacidade de notar o efeito do estresse crônico.
A fase de resistência
Se o estresse persistir, aparecem as primeiras consequências mentais, emocionais e físicas causadas pelo estresse crônico, como falta de concentração, instabilidade emocional, depressão, palpitações cardíacas, dores musculares e dores de cabeça frequentes.
A fase de exaustão
Considerada a fase mais perigosa, pois o organismo se transforma numa instalação de doenças físicas e psíquicas.
Ajuda Médica
No começo da avaliação médica, é preciso saber quais medicações estão sendo tomadas, e se o uso de álcool ou drogas é frequente, depois um exame físico será feito e se preciso exames de sangue também. Dependendo do grau do estresse, a ajuda de um profissional especializado em saúde mental poderá ser sugerida. É importante não ter vergonha e conversar abertamente sobre as angústias sentidas.
Dicas para Aliviar o Estresse:
- Apostar numa dieta balanceada e saudável;
- Dormir bem;
- Praticar exercícios regularmente;
- Diminuir a ingestão de cafeína / nicotina / álcool / cocaína e drogas ilícitas;
- Praticar atividades relaxantes (yoga / meditação / tai chi chuan);
- Fazer pausas durante o trabalho;
- Equilibrar trabalho com atividades familiares e pessoais;
- Programar algum momento de lazer todos os dias;
- Passar mais tempo com as pessoas queridas;
- Desenvolver algum trabalho manual ou tocar algum instrumento;
- Refletir sobre as causas do estresse escrevendo um diário;
- Compartilhar angústias com alguém e;
- Procurar e participar de algum grupo de apoio específico para o problema.
Alimentos que Combatem o Estresse:
Para a redução do estresse e do esgotamento, recomenda-se maior ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, pois atuam na melhoria do sistema imunológico e proporcionam mais energia, combatendo todo tipo de cansaço generalizado, regulam o funcionamento do organismo de maneira geral, equilibrando especialmente/especificamente a forma como gere o consumo energético.
Alguns feitos benéficos: Deixa a pele mais saudável; Regula o apetite; Combate a depressão; Protege o fígado; Melhora o metabolismo e; Previne doenças mentais. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Carne; Fígado; Leite; Banana; Cereais; Queijo; Ovos e; Vegetais de folhas escuras.
por Lucila Helena Farias