Você é daquelas pessoas que quando o despertador toca avisando que é hora de se levantar para o compromisso gira para um lado e para o outro e não acredita, o que mais deseja são mais “5 minutinhos”?
Nem todas as pessoas têm o mesmo problema, o de acordar cedo sem sofrimento. Será que elas são mais ativas ou as que têm são menos ativas? Segundo professores e pesquisadores do grupo de Medicina do Sono de uma faculdade de São Paulo, existem explicações para quem tem mais dificuldades de acordar cedo.
Para começar, segundo os pesquisadores, o problema do sono de manhã é mais comum durante a adolescência. Aliás, aproveitamos para ressaltar que todos nós temos uma espécie de relógio no cérebro, o hipotálamo, que faz com que acordemos e tenhamos sono, mais ou menos no mesmo horário todos os dias, o de costume.
O Sono Não é Igual Para Todos
Outra observação é que o número de horas que uma pessoa precisa dormir para sentir-se bem no dia seguinte varia de uma para outra. A maioria, há necessidade de dormir entre 9 e 10 horas e esse número cai após os 20 anos para 8 horas. Conforme a pessoa vai envelhecendo, o número de horas necessárias para descansar vai diminuindo.
Também existem as pessoas que de fato têm problema de saúde de sono em excesso, porém, segundo os pesquisadores, esse número é bem pequeno. A grande parte das pessoas não conseguem acordar cedo por uma razão óbvia, não dormiram bem à noite ou não foram as horas suficientes para descansar.
Sono Atrasado
Se o problema de acordar cedo sem sofrimento é basicamente provocado pelo fator de não ter tido uma boa noite de sono, significa que o cansação foi acumulado. Pode ter sido por dias ou meses, porém, o que as pessoas não sabem é que ele vai se acumulando.
O ideal é que esse cansaço seja sanado aos poucos a cada dia da semana, mas quando isso não é possível, segundo os pesquisadores, o jeito é dormir um pouco mais no fim de semana. Mas, eles garantem, que a qualidade do sono não será a mesma e o problema não será totalmente sanado.
Outro detalhe que vale a pena ser ressaltado é que o sono da noite é mais restaurador do que o do dia e isso tem uma explicação. Para começar, de fato são dois sonos diferentes. Aquele da noite passa por estágios que são mais profundos e nesse período, tudo em volta, normalmente, ajuda o processo. O silêncio, a luz, a temperatura. Durante o dia, por mais escuro que esteja o ambiente, ele não ficará tão escuro como fica durante a noite.
O Cérebro Determina a Hora de Acordar
Segundo os pesquisadores, chega uma hora que recebemos a mensagem que é hora de acordar. Tudo culpa das células que ficam no núcleo do hipotálamo. Elas trabalham como verdadeiros relógio e quando é hora de dormir promovem a secreção de determinados hormônios e de outros, na hora de acordar.
O problema é que isso acontece mais ou menos no mesmo horário todos os dias, porém, muita gente não consegue manter essa rotina, o que faz com que esse relógio do cérebro não consiga trabalhar de forma sincronizada como deveria.
O ideal é que por mais estranho que seja o seu horário de acordar e de dormir, você faça isso mais ou menos na mesma hora todos os dias. Para que o seu cérebro volte a funcionar como um relógio, é necessário repetir a rotina por semanas, às vezes por meses. Depois disso, o despertador não será mais necessário.
Dicas Para Acordar Cedo Driblando o Sofrimento
- Se você não consegue mesmo acordar sozinho e se consegue desligar o despertador e voltar a dormir, em casos de compromissos sério é melhor pedir que alguém o acorde.
- Por mais doloroso que seja, assim que o despertador tocar, não use os 5 minutinhos, pule da cama no susto e vá direto lavar o rosto.
- Lavou o rosto, tome logo uma xícara de café que é estimulante e irá ajudá-lo a espantar o sono.
Não encare o despertador como uma tortura. Se você já fica na expectativa de que ele vai tocar e vai acabar com o seu sono, certamente, vai acordar um pouco antes e ficará esperando, ao invés, de descansar.
Já percebeu como quantas vezes você precisa acordar cedo e ao longo da madrugada vai acordando várias vezes? Essa preocupação só atrapalha, desde quando se acorda pela primeira vez preocupado com a hora, o sono vai ficar mais pesado e a pessoa menos descansada. Resultado, na hora de acordar pra valer, você estará se sentindo um caco.
Como “Respeitar” o Despertador
- Não deixe o despertador perto das suas mãos, coloque-o em um lugar que ele só vai parar de tocar quando você levantar. Essa é a melhor forma de evitar os 5 minutinhos que só fazem a pessoa perder a hora.
- Quem tem problema para acordar de manhão deve deixar a cortina um pouco aberta para que a luz do dia anuncie que é hora de levantar. Ver a claridade faz com que o corpo entenda que o descanso acabou e pode ser menos doloroso do que o despertador tocando.
- Tome água logo que levantar isso ajuda a mandar o sono embora, pois ativa o metabolismo.
- Um bom café da manhã fará você esquecer o trauma de ter que levantar cedo ou quando o sono estava muito bom.
- Tudo o que você faz antes de dormir reflete na hora de acordar cedo com ou sem sofrimento. Ficar vendo televisão ou mexendo no celular antes de ir para cama é problema no dia seguinte, na certa.
- A atividade que mais ajuda na hora de dormir é a leitura de um livro. Sono tranquilo, despertar tranquilo.
- Praticar exercícios físicos com frequência também ajuda a entender quando é hora de dormir e quando é hora de levantar.
- O que comemos antes de dormir pode fazer com que a noite não seja boa e o despertar um sofrimento. Bebidas com álcool devem ser evitadas, assim como comidas pesadas de difícil digestão.
- Se você tem problemas na hora de dormir e de manhã para acordar é melhor evitar agendar compromissos que exijam atenção para parte da manhã.